Sexta-feira, 26 de Maio de 2006

Herança Genética?

Monarquia: estado (país) que é governado por um rei ou rainha, que adquire este direito por nascimento…

Desde que me dou conhecimento de pensar, especialmente a partir de tenra idade quando comecei a ter aulas de história que acho a ideia de monarquia uma aberração… uma nação governada por um individuo que apenas teve a “sorte” de nascer na família certa!! Quem nomeou a família real para tal “função”?! Certo que me podem dizer que isso vem da antiguidade, que seriam os chefes das aldeias, e que por selecção natural descenderam os reis, mas onde está provado que “transportar” o nome dessas famílias “reais” é sinónimo de competência?

Mais ainda se torna questionável, pois se são reis, líderes de uma nação, não deveriam estes dar o exemplo? Como se pode considerar, viver à custa dos súbditos dar o exemplo? Não deveriam estes (os de chamado “sangue azul”) ser os primeiros a “arregaçar as mangas” e produzir em prol do país que representam?

Gosto (ou melhor gostava) de pensar que me encontro na linha da frente no que à democracia diz respeito, orgulho-me no facto de viver num país livre de famílias “reais”, com excepção de um Dom das revistas rosas! Fará sentido ostentar tal titulo quando a república encontra-se instaurada desde 1910?

No entanto, a minha acérrima defesa de democracia leva um rombo, e passo a explicar porquê, é que a democracia que hoje se vive não difere muito da definição de monarquia. Como? É simples, na herança genética… só esta pode explicar o facto, e tomando o exemplo de um país no esteio do desenvolvimento, os EUA, se olharmos para os organismos máximos e que regem e sustentam este país facilmente identificamos linhagens inteiras de famílias (Bush, por exemplo, onde pai e filho, foi e é presidente, respectivamente, onde inclusive um dos irmão é senador do estado que deu a vitória ao seu irmão George, curioso no mínimo não? E não estou de forma alguma a levantar suspeitas, apenas a relatar os factos tal qual como são. Outro exemplo é o da família Kenedy, onde o pai foi presidente, e os filhos também no seu tempo enveredaram pela carreira política ou cargos de extrema importância) só para citar alguns exemplos, e acreditem, haviam, muitos, muitos mais.

Outro facto que me leva a questionar a democracia em que vivemos, e aqui surge um facto curioso, se pensarmos num país, qualquer que seja, onde o governador máximo seja um “indivíduo de traje militar” (Cuba, Coreia do Norte…), representa em 99% dos casos um estado totalitário (para não dizer ditadura), onde inclusive as eleições são uma manobra de diversão, pois a vitória está sempre assegurada sendo muitas vezes  a oposição “dizimada” e não me refiro ao resultado do acto eleitoral…

Mas esta situação não é virgem, ou seja a herança genética também surge no nosso país (a família Soares, por exemplo), mas como posso censurar isto, sendo que estes cargos são de extrema importância e relevo, quando na minha localidade e em órgãos de poder local (logo de menor influência) isso também acontece, e acredito que se todos pensarmos um pouco, encontraremos mais exemplos semelhantes em muitas outras localidades por esse país fora… então onde difere a democracia da monarquia? Herança genética?

 

smp TJ

 

 

peço desculpa pela demora em colocar novos post, mas o tempo tem sido um pouco apertado, no entanto e como fiz questão de realçar no primeiro post que coloquei, quero fazer deste blog um blog diferente, por isso fica aberta a possibilidade de, se quiserem ver aqui retratado algum tema, sugiram, terei todo o prazer em tentar abordá-lo aqui no blog.

 

o meu sincero obrigado,

                                         TJ

 

sinto-me: revolucionário

. indiferente às 11:59
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Como disse?

. Coisas Realmente Inúteis....

. Silêncio...

. Remembrances

. Coisas a fazer...

. Assim será...

. Se fosse o ultimo momento...

. Wish I

. mas tu não estás

. undiscovered

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Outubro 2009

. Março 2009

. Abril 2008

. Março 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

.links

.contador

blogs SAPO

.subscrever feeds